O Texto Narrativo
Quem conta a história? – o narrador .
O que conta ? – sequencia de factos ou acontecimentos.
O que conta ? – sequencia de factos ou acontecimentos.
Acção – Onde? – Espaço
- Quando? – Tempo
- A acção nasce da intervenção das Personagens.
Elementos da narrativa:
· Acção;
· Personagens;
· Espaço;
· Tempo;
· Narrador - participante ou presente. Discurso na 1º pessoa. Participa na acção.
- não participante ou ausente. Discurso na 3ª pessoa. Não entra na acção .
Estrutura da carta
Local e data – canto superior direito.
® Saudação inicial
Corpo da carta – introdução, desenvolvimento e conclusão.
® P.S.
P.S. – post scriptum : expressão latina usada para acrescentar uma informação, no final da carta.
Nota : as saudações inicial e final variam de acordo com o grau de intimidade entre o remetente e o destinatário.
Saudação inicial : | Despedida : |
Cara … | Beijinhos … |
Querida … | Abraços… |
Olá … | Saudades … |
CARTAS FORMAIS
Saudação inicial : | Despedida : |
Exmo. Senhor … | Atentamente … |
Prezado Senhor … | Os meus melhores cumprimentos… |
Estimado Senhor … | Cordialmente … |
Nota : a saudação inicial é normalmente seguida de dois pontos ou vírgula. As de despedida são, geralmente, seguidas de vírgula.
Exemplo Carta formal
Cabeçalho
Joana Fernandes
Av. do Brasil, 567, 4º Esq.
1700-023 Lisboa
Ex.mo Senhor:
Dr. Pedro Faria Magalhães
Av. 24 de Julho, 541, 7º
1200 – 034 Lisboa
Abertura Ex.mo Senhor / Ex.ma Senhora / Ex.mos Senhores:
Fecho
Com os meus melhores cumprimentos,
Carolina
Exemplo Carta Informal
CabeçalhoLisboa, 7 de Maio de 2008
.Abertura
Olá Ritinha:
Fecho
Um beijinho,
Carolina
A ENTREVISTA
A ENTREVISTA é um texto muito utilizado na Comunicação social que serve para a transcrição do diálogo entre um entrevistador e um entrevistado.
Antes de iniciar qualquer entrevista, é necessário seleccionar:
- O TEMA
- Os objectivos da entrevista
- A pessoa a entrevistar
Para facilitar a condução da entrevista, deve construir-se um guião que respeite alguns procedimentos:
- Elaborar perguntas de acordo com o tema, os objectivos da entrevista, as expectativas do entrevistador e de possíveis leitores, ouvintes ou espectadores.
- Construir perguntas variadas (mais abertas - O que pensa de...? - ou mais fechadas - Gosta de...?, evitando influenciar respostas e procurando alternativas para eventuais fugas ao tema.
- Adequar as perguntas ao entrevistado (personalidade, nível etário, nível sociocultural...) e à situação (momento e lugar).
- Seleccionar um vocabulário claro, acessível e rigoroso.
- Estabelecer o número de perguntas e proceder à sua ordenação.
Ao passar o texto a limpo, é importante ter em conta:
- A pontuação.
- A ortografia.
-A apresentação gráfica.
Que tipo de classe gramatical é?
ADVÉRBIO, MUITO PRAZER!!!
Se eu fosse uma classe gramatical, desejaria ser o advérbio. Não porque é invariável, pelo contrário, varia muito por indicar circunstância! Além disso, modifica...ah, se modifica! Altera frases, palavras, verbos, adjectivos e até o próprio advérbio.
• Além disso, pode transformar a frase mais dita do
• mundo, “ amo-te!”, em mensagens extraordinárias:
• “amo-te muito”
• “ amo-te devagar”
• “amo-te silenciosamente”
• “amo-te à noite, ao amanhecer, aqui, ali e sempre”...
Tem, ainda, o poder do desprezo:
• “ amo-te pouco”
• “não te amo”,
• “nunca te amei”.
É ele que intensifica, as verdades e as mentiras. O tudo pode passar a pouco ou a nada… Determina onde e quando as coisas mais e menos importantes irão acontecer: acolá, talvez ali, além, adiante, amanhã, ontem…
É deveras muito importante, mas necessita das suas amigas morfológicas, principalmente aquelas que modifica.
É parte do fio que é a frase, dá força ao texto, que
é a teia, para criar belas mensagens.
Também pode ser dispensável. ( Fazer o quê?)
É o ADVÉRBIO, muito prazer!
FLEXÃO EM NÚMERO DE PALAVRAS COMPOSTAS
a) Adjectivos
1. Adjectivo + adjectivo-o ultimo elemento recebe a forma de plural. Ex. olhos castanho-claros
2. Adjectivo +nome – invariável. Ex. os carros cinzentos pérola
b) Nomes
1. Nome + nome – recebem os dois a forma de plural. Ex. as couves – flores .
2. Nome + adjectivo – recebem os dois forma de plural. Ex. obras – primas
3. Adjectivo + nome – recebem os dois forma de plural. Ex. curtos - circuitos
4. Verbo + adjectivo/nome /verbo – 1ª forma - invariável
- 2ªforma – plural
5. Nomes compostos com preposições – 1º elemento – plural
- 2ºelemento-invariável
FORMAÇÃO DE PALAVRAS
ü Palavras derivadas por prefixação : prefixo + forma base. Ex. antevéspera.
ü Palavras derivadas por sufixação : forma base + sufixo . Ex. finalmente .
ü Palavras derivadas por parassintese : prefixo + forma base + sufixo. Ex. esfomeados
TIPOS DE FRASE
ü Tipos de frase :
® Declarativa
® Interrogativa
® Exclamativa
® Imperativa.
ü Formas de frase :
® Afirmativa
® Negativa
MODOS VERBAIS
ü Modo Indicativo
ü Modo Condicional – exprime uma hipótese que depende de uma condição.
ü Modo Conjuntivo – exprime uma duvida, um desejo, um receio.
ü Modo Imperativo – exprime uma ordem ou um conselho.
PREPOSIÇÕES
PREPOSIÇÕES | |||||||
A | Com | De | Em | Mediante | Para | Salvo | Trás |
Ante | Conforme | Desde | Entre | Perante | Segundo | ||
Após | Consoante | Durante | Excepto | Por | Sem | ||
Até | contra | Sob | |||||
sobre |