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Gramática

 
O Texto Narrativo
Quem conta a história? – o narrador .
O que conta ? – sequencia de factos ou acontecimentos.
        Acção – Onde? – Espaço
                    - Quando? – Tempo    
                    - A acção nasce da intervenção das Personagens.

Elementos da narrativa:
·         Acção;
·         Personagens;
·         Espaço;
·         Tempo;
·         Narrador -  participante ou presente. Discurso na 1º pessoa. Participa na acção.
                 - não participante ou ausente. Discurso na 3ª pessoa. Não entra na acção .




Estrutura da carta
Local e data – canto superior direito.

®   Saudação inicial
Corpo da carta – introdução, desenvolvimento e conclusão.
®   P.S.
P.S. – post scriptum : expressão latina usada para acrescentar uma informação, no final da carta.

Nota : as saudações inicial e final variam de acordo com o grau de intimidade entre  o remetente e o destinatário.

CARTAS INFORMAIS

Saudação inicial :Despedida :
Cara …Beijinhos …
Querida …Abraços…
Olá …Saudades …


CARTAS FORMAIS


Saudação inicial :Despedida :
Exmo. Senhor …Atentamente …
Prezado Senhor …Os meus melhores cumprimentos…
Estimado Senhor …Cordialmente …



Nota : a saudação inicial é normalmente seguida de dois pontos ou vírgula. As de despedida são, geralmente, seguidas de vírgula.

Exemplo Carta formal
Cabeçalho
Joana Fernandes
Av. do Brasil, 567, 4º Esq.
1700-023 Lisboa
Ex.mo Senhor:
Dr. Pedro Faria Magalhães
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Av. 24 de Julho, 541, 7º
1200 – 034 Lisboa
Abertura
Ex.mo Senhor / Ex.ma Senhora / Ex.mos Senhores:
Fecho
Com os meus melhores cumprimentos,
Carolina

Exemplo Carta Informal

Cabeçalho
Lisboa, 7 de Maio de 2008
.Abertura
Olá Ritinha:
Fecho
Um beijinho,
Carolina




A ENTREVISTA


A ENTREVISTA é um texto muito utilizado na Comunicação social que serve para a transcrição do diálogo entre um entrevistador e um entrevistado.
Antes de iniciar qualquer entrevista, é necessário seleccionar:

- O TEMA

- Os objectivos da entrevista

- A pessoa a entrevistar

Para facilitar a condução da entrevista, deve construir-se um guião que respeite alguns procedimentos:

- Elaborar perguntas de acordo com o tema, os objectivos da entrevista, as expectativas do entrevistador e de possíveis leitores, ouvintes ou espectadores.

- Construir perguntas variadas (mais abertas - O que pensa de...? - ou mais fechadas - Gosta de...?, evitando influenciar respostas e procurando alternativas para eventuais fugas ao tema.

- Adequar as perguntas ao entrevistado (personalidade, nível etário, nível sociocultural...) e à situação (momento e lugar).

- Seleccionar um vocabulário claro, acessível e rigoroso.

- Estabelecer o número de perguntas e proceder à sua ordenação.

Ao passar o texto a limpo,  é importante ter em conta:

- A pontuação.

- A ortografia.

-A  apresentação gráfica.



Que tipo de classe gramatical é?


 ADVÉRBIO, MUITO PRAZER!!!
              Se eu fosse uma classe gramatical, desejaria ser o advérbio. Não porque é invariável, pelo contrário, varia muito por indicar circunstância! Além disso, modifica...ah, se modifica! Altera frases, palavras, verbos, adjectivos e até o próprio advérbio.
         Além disso, pode transformar a frase mais dita do
         mundo, “ amo-te!”, em mensagens extraordinárias:
         “amo-te muito
          “ amo-te devagar
          “amo-te silenciosamente
         “amo-te à noite, ao amanhecer, aqui, ali e sempre”...
      Tem, ainda, o poder do desprezo:
         “ amo-te pouco
          talvez não te ame”,
         não te amo”,
         nunca te amei”.
É ele que intensifica, as verdades e as mentiras.  O tudo pode passar a pouco ou a nada Determina onde e quando as coisas mais e menos importantes irão acontecer: acolá, talvez ali, além, adiante, amanhã, ontem
É deveras muito importante, mas necessita das suas amigas morfológicas, principalmente aquelas que modifica.
É parte do fio que é a frase, dá força ao texto, que
é a teia, para criar belas mensagens.
Também pode ser dispensável. ( Fazer o quê?)
É o ADVÉRBIO, muito prazer!




FLEXÃO EM MERO DE PALAVRAS COMPOSTAS
a)    Adjectivos
1.     Adjectivo + adjectivo-o ultimo elemento recebe a forma de plural.      Ex.  olhos castanho-claros

2.    Adjectivo +nome – invariável.      Ex.  os carros cinzentos pérola
b)   Nomes
1.     Nome + nome – recebem os dois a forma de plural.    Ex.  as couves – flores .

2.    Nome + adjectivo – recebem os dois forma de plural.        Ex. obras – primas

3.    Adjectivo + nome – recebem os dois forma de plural.       Ex. curtos - circuitos


4.    Verbo + adjectivo/nome /verbo – 1ª forma - invariável    
                                                  - 2ªforma – plural

5.    Nomes compostos com preposições – 1º elemento – plural
                                                       - 2ºelemento-invariável         



FORMAÇÃO DE PALAVRAS
ü  Palavras derivadas por prefixação : prefixo + forma base. Ex. antevéspera.
ü  Palavras derivadas por sufixação : forma base + sufixo . Ex.  finalmente .
ü  Palavras derivadas por parassintese : prefixo + forma base + sufixo. Ex. esfomeados


TIPOS DE FRASE
ü Tipos de frase :
®    Declarativa
®    Interrogativa
®    Exclamativa
®    Imperativa.
ü  Formas de frase :
®    Afirmativa
®    Negativa

MODOS VERBAIS
ü  Modo Indicativo
ü  Modo Condicional – exprime uma hipótese  que depende de uma condição. 
ü  Modo Conjuntivo – exprime uma duvida, um desejo, um receio.
ü  Modo Imperativo – exprime uma ordem ou um conselho.
PREPOSIÇÕES

                                   PREPOSIÇÕES
A
Com
De
Em
Mediante
Para
Salvo
Trás
Ante
Conforme
Desde
Entre

Perante
Segundo

Após
Consoante
Durante
Excepto

Por
Sem

Até
contra




Sob







sobre